Frankenweenie (EUA, 2012) ***NOS CINEMAS***

Genre : , ,

Frankenweenie” é onde tudo começou para Tim Burton. Foi um curta metragem feito por ele em 1984 no início de carreira. Quase trinta anos depois, Burton transforma a história do cachorrinho que é atropelado e depois trazido à vida pelo seu dono, um jovem Frankenstein, numa história encantadora, além de fazer um balanço geral de toda a sua carreira, bem como uma quantidade enorme de referências à cultura do cinema.

Com tantas produções em animação por computador, sempre é refrescante ver que nesta obra, predomina a técnica centenária de stop motion como feito em sua outra animação “O Estranho Mundo de Jack” e, numa homenagem ao curta original, este se mantém em preto e branco. O desenho dos personagens é divertido e alguns provocam risadas só de se olhar pra ele, como é o caso do professor de física ou a dona do gatinho Sr. Whiskers. Mesmo com caricaturas bizarras e hilárias, pouco adiantaria se a narrativa não fosse tão atraente, um roteiro deliciosamente divertido, agregado com uma trilha aderente feita por Danny Elfman, expert em trilha de animação e compositor da imortal abertura de “Os Simpsons” e que também trabalhou com Burton em seu último filme, “Sombras da Noite”.

Como já foi dito, também é um balanço homenageando todos os trabalhos do diretor. O protagonista Victor Frankestein é a cara de Johnny Depp, parceiro de Burton em tantos filmes, inclusive seu desenho se assemelha com o protagonista de outra ótima animação, “A Noiva Cadáver”. Apesar de uma clara homenagem a Depp, este não participa de “Frankenweenie”, sendo o nosso herói dublado pelo ator mirim Charlie Tahan de “A Morte e Vida de Charlie”. Por outro lado, a personagem Elsa Van Helsing dublada por Winona Ryder é nada menos que a cópia de sua Lydia em “Os Fantasmas se Divertem”. Também vemos referências a seus outros trabalhos como “Ed Wood” (no programa de televisão), “Marte Ataca”, e até mesmo ao seu “Batman”.

Agora os cinéfilos de carteirinha e na casa dos trinta anos, vão curtir as toneladas de referências a grandes produções mostradas durante a projeção. Passa por todos os clássicos de monstros do horror moderno como Drácula e (lógico) Frankenstein, além das produções japonesas de monstros como Godzilla, o melhor do pop dos anos 80 como “Gremlins” e até mesmo a grandes clássicos da Disney como “Bambi” (alguém adivinha onde está essa referência?).

Pode-se dizer “Frankenweenie” é uma animação completa e com a cara e marca de seu criador, num exercício de competência e imaginação que pouco se faz em Hollywood e que diverte a todas as idades.
[rating:4]

Ficha Técnica

Elenco:Jeremy Renner …
Catherine O’Hara
Martin Short
Martin Landau
Winona Ryder
Robert Capron
Conchata Ferrell
Christopher Lee
Atticus Shaffer
Tom Kenny
James Hiroyuki Liao
Melissa Stribling
Charlie Tahan

Direção:
Tim Burton

Produção:
Allison Abbate
Tim Burton

Fotografia:
Peter Sorg

Trilha Sonora:
Danny Elfman

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑