Habemus Papam

Genre :
Actor :
Director :
Country : ,
Release Date : 2011

Um dos interessantíssimos casos em que a vida imita a arte. Quem iria dizer em 2011 que o drama “Habemus Papam” iria reproduzir uma situação muito semelhante à renúncia do Papa Bento XVI pouco mais de um ano depois. No filme, há o conclave que nomeia o novo Papa interpretado pelo veterano Michel Piccoli (por sinal, o primeiro ato é o mais interessante). No momento do anúncio, entretanto, o novo Papa sofre de um ataque de pânico e se recusa a assumir o papado. É contratado então um psicólogo para analisar esse medo do Papa, porém este consegue escapar do Vaticano e ver um pouco da vida lá fora sem que saibam sua verdadeira identidade.

O filme explora de maneira singela, a humanidade por trás, não só do personagem principal, mas de todo mecanismo que rege a igreja católica, num misto de drama com toques de comédia que funciona razoavelmente, mas sem muita empolgação. A interpretação de Piccoli atende aos requisitos do papel, mas por conta do roteiro acaba ficando muito limitado, mesmo que alguns possam atestar que a limitação serve para demonstrar a fragilidade física do personagem.

O diretor Nanni Moretti consegue abrir uma série de subtramas interessantes e inteligentes, como o relacionamento matrimonial do psicólogo, o segurança que se faz passar pelo Papa e até mesmo a dinâmica que motiva os cardeais dentro do Vaticano. Porém acaba não desenvolvendo a maioria, terminando a produção com um súbito que ao mesmo tempo em que traz um peso real para a ficção, também pode desagradar por deixar tantos conteúdos em aberto.

Habemus Papam” é um filme diferente e que provavelmente vai dividir opiniões. É a arte no estado puro, porém pessoal demais, podendo se tornar cansativo.

Ficha Técnica

Elenco:
Michel Piccoli
Jerzy Stuhr
Renato Scarpa
Franco Graziosi
Camillo Milli
Roberto Nobile
Ulrich von Dobschütz
Gianluca Gobbi
Nanni Moretti
Margherita Buy

Direção:
Nanni Moretti

Produção:
Jean Labadie
Nanni Moretti
Domenico Procacci

Fotografia:
Alessandro Pesci

Trilha Sonora:
Franco Piersanti

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑