Jogo de Poder (“Fair Game”, EUA, 2010)

Genre : , ,

Baseado na história real da agente da CIA Valerie Plame que por conta de interesses internos teve sua identidade secreta exposta e sua vida quase arruinada, o diretor Doug Liman – que escorregou em “Jumper” – conseguiu transformar um tema que sairia monótono em outras mãos, em um thriller de suspense dramático com uma alta carga de tensão.

Plame, o melhor papel dos últimos anos interpretado por Naomi Watts, que ultimamente vem fazendo apenas papéis discretos como em “J. Edgar”, tem que conciliar seu papel de mãe e esposa com o de agente secreta (não como nos filmes de ação, mas como – em tese – realmente acontece). Após envolver seu marido (Sean Penn de “A Árvore da Vida”) numa operação de pesquisa e constatar que sua avaliação diverge dos interesses da agência, ela tem a sua identidade exposta e sua imagem denegrida pela própria CIA causando conseqüências físicas e emocionais incomensuráveis. E daí seu marido toma as dores e vai à mídia desafiar o governo americano e a CIA.

Por mais que Watts esteja, ótima em seu papel, indubitavelmente o filme é de Penn. Seu personagem, um ex-congressista cheio de ideais, mas egoísta que mesmo amando sua esposa, vê na desgraça dela uma oportunidade de auto-promoção disfarçada em busca pela justiça, tem uma profundidade que pouquíssimos atores alcançariam. A dupla de atores por si só já é motivo suficiente para se assistir ao filme. Junte-se a isso, o timing meticuloso de Liman para não deixar a narrativa desandar, um roteiro que mescla o drama pessoal com acontecimentos globais (a subtrama do cientista é muito comovente) e um design de produção bastante articulado.

Jogo de Poder” é um filme de espionagem diferente, calcado fatos e tem em seu desfecho uma belíssima transição da ficção para a realidade. Recomendadíssimo.
[rating:4]

Ficha Técnica

Elenco:
Naomi Watts
Sean Penn
Sonya Davison
Vanessa Chong
Anand Tiwari
Ty Burrell
Jessica Hecht
Norbert Leo Butz
Rebecca Rigg
Brooke Smith
Thomas McCarthy

Direção:
Doug Liman

Produção:
Jez Butterworth
Akiva Goldsman
Doug Liman
Janet Zucker
Jerry Zucker

Fotografia:
Doug Liman

Trilha Sonora:
John Powell

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑