Julie & Julia (EUA, 2009) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

[youtube vjvJHsJD8ic]

Em filmes diferentes, o mesmo atributo pode ter pesos diferentes. É o caso dessas duas histórias reais baseadas no livro de Julie Powell, sobre como ela se inspirou na sua quase xará Julia Child, uma das mais famosas cozinheiras americanas da culinária francesa. No período pós segunda guerra, Julia, interpretada pela fabulosa Maryl Streep (“Dúvida“), muda-se para Paris com o marido Paul (Stanley Tucci que trabalhou com Streep em “O Diabo Veste Prada“) por causa do trabalho dele. Querendo fugir da rotina de dona de casa, ela se apaixona pelas comidas francesas e passa a freqüentar a prestigiada escola de culinária Le Cordou Bleu, sendo a primeira americana a fazê-lo.

Pra frente no tempo, em 2002, Julie Powell (Amy Adams que, ora veja, também já trabalhou com Streep, mas em “Dúvida“) tem um trabalho chato, mas adora cozinhar e ao comprar um livro de Child, lança-se no desafio de experimentar todas as receitas do livro no período de um ano e documentar tudo num blog, o que a deixa famosa gradativamente.

A geralmente melosa diretora Nora Ephron (“A Feiticeira“) não foge à regra e usa toda sua expertise de comédia romântica para os melhores e piores momentos dessa produção que já é longa por natureza (pouco mais de duas horas).

Mas como foi citado no início alguns atributos tem pesos diferentes. E nessa hora, as atuações parecem ter uma magia que consegue capturar o emocional do espectador. Streep, como sempre, mostra porque é uma das melhores atrizes vivas e encarna Julia com uma versatilidade sem igual. Ela fica irreconhecível ao compararmos com seu personagem Miranda de “O Diabo Veste Prada“. Já Stanley Tucci está irrepreensível na pele de seu marido. Seu olhar, e química com Streep fazem seu personagem ter um amor que transborda na tela, transformando-se num dos pontos altos da narrativa. Mesmo que o núcleo de Amy Adams seja o elo mais fraco, ainda sim vemos sua evolução como atriz e sua capacidade de prender o público, mesmo que ainda tenha alguns maneirismos de sua persona.

Algumas tomadas bem elaboradas de transição temporal acompanhadas de uma trilha sonora compatível – do cada vez mais admirável Alexandre Desplat de “Afterwards” – completam a harmonia de “Julie & Julia” que ainda toma uma decisão corajosa e sem licenças poéticas que podem até desagradar à platéia, mas não deixa de fazer total sentido. As namoradas de plantão vão adorar a costela dos namorados nessa hora. E sem conotação culinária!

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Meryl Streep
Amy Adams
Stanley Tucci
Chris Messina
Linda Emond
Helen Carey
Mary Lynn Rajskub
Jane Lynch
Joan Juliet Buck
Crystal Noelle
George Bartenieff
Vanessa Ferlito
Casey Wilson
Jillian Bach
Andrew Garman
Michael Brian Dunn
Remak Ramsey
Diane Kagan
Deborah Rush

Direção:
Nora Ephron

Produção:
Nora Ephron
Laurence Mark
Amy Robinson
Eric Steel

Fotografia:
Stephen Goldblatt

Trilha Sonora:
Alexandre Desplat

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑