MIB³ – Homens de Preto 3 (“Men in Black III”, EUA, 2012) ***NOS CINEMAS***

Chega a dar dó ver a premiada atriz Emma Thompson (a babá “Nany McPhee”) imitando uma língua extraterrestre numa vá tentativa de humor que se transforma numa das mais constrangedoras cenas do filme em menos de dez minutos de seu início.

A explicação para a premissa do roteiro também não ajuda em nada: um poderoso vilão alienígena chamado Boris (Jemaine Clement de “Um Jantar Para Idiotas”) volta no tempo e mata K (Tommy Lee Jones de “Capitão América”). Por conta de um tal leite achocolatado que seu parceiro J (Will Smith de “Sete Vidas”) anda tomando ele é o único que lembra da presença de K no presente alternativo (na verdade ainda tem uma outra explicação melhor, mas é pouco explorada). Então ele deve voltar também ao passado para impedir Boris de matar K e invadir a Terra.

Até a parte onde o espectador tem que engolir essa explicação, dá a impressão que o filme iria afundar que nem a péssima segunda parte filmada em 2002. Entretanto, por incrível que pareça, a partir do momento em que J chega no passado, tanto roteiro quanto direção acertam em praticamente tudo. A dupla de protagonistas já estabelece uma ótima química, a qual só melhora quando entra como terceiro elemento o ator Josh Brolin (“Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos”) interpretando a versão mais jovem de K.

Os efeitos especiais são ótimos, apesar da versão em 3D ser mais uma enganação para tirar dinheiro do espectador. Eles conseguem tirar sarro com vários costumes e ícones do fim dos anos 60, incluindo seqüências hilárias envolvendo o artista da época Andy Warholl, além de uma bem humorada crítica ao racismo. Também é destaque a própria reconstituição de época e o contraponto entre o design do presente com o do passado.

O que realmente surpreende é o terceiro ato e a sacada que os roteiristas tiveram de dar um contexto muito especial ao relacionamento de J e K, além de algumas cenas muito bem boladas como a que J volta no tempo apenas pra gravar os golpes do vilão e se desviar no futuro. Pena que a interessante relação entre a agente O e K que poderia ser uma atraente subtrama se perde pelo caminho.

Seu desfecho emocionante quase faz o público esquecer o problemático primeiro ato. Quase. “Homens de Preto 3” não é o melhor da série – cargo que fica com o original – mas está longe de decepcionar, apresentando-se como uma diversão honesta mesmo com crateras no roteiro capazes de até abrigar alguns alienígenas.
[rating:3]

Ficha Técnica

Elenco:
Will Smith
Tommy Lee Jones
Josh Brolin
Jemaine Clement
Emma Thompson
Michael Stuhlbarg
Mike Colter
Nicole Scherzinger
Michael Chernus
Alice Eve
David Rasche
Keone Young
Bill Hader

Direção:
Barry Sonnenfeld

Produção:
Laurie MacDonald
Walter F. Parkes

Fotografia:
Bill Pope

Trilha Sonora:
Danny Elfman

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑