O Cubo (“The Cube”, Canadá, 1997)

Genre : ,

[youtube MY5PkidV1cM]

Na onda dos filmes de terror independentes da década de 90, talvez “O Cubo” tenha sido a grande pérola. Cinco estranhos acordam dentro de um quarto em forma de cubo. Eles descobrem que cada parede tem uma porta que dá para outro quarto com as mesmas características. E da pior forma descobrem que alguns quartos contêm armadilhas letais e que para sair de lá, terão que decifrar os enigmas que cada cômodo ou cubo reservam. Eles não sabem, mas cada um tem uma especialidade que pode ajudá-los a escapar, porém a personalidade de cada um combinada pode gerar atritos tão graves quanto as próprias armadilhas.

Muito mais que um terror, existe um forte componente de thriller psicológico, pois o espectador aos poucos percebe que a grande armadilha não está nos cubos, mas sim no próprio relacionamento interpessoal dos participantes forçados. Com discretos porém ótimos efeitos especiais, atores desconhecidos, mas que dão conta do recado e uma otimização de custos que joga a favor da trama criando um efeito claustrofóbico – imaginem que todo o filme foi feito dentro de um cubo apenas, mas criando um efeito como se fossem vários – este terror foi muito além do esperado até porque teve um mérito de criar um roteiro extremamente inteligente e sem necessidade de um alto budget para ser realizado.

O Cubo” deu origem a duas continuações inferiores e imitações picaretas como “O Quarto do Inferno“. Já é um Cult e um filme obrigatório para quem diz ter o mínimo conhecimento de filmes de terror.

[rating:4.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Nicole de Boer
Nicky Guadagni
David Hewlett
Andrew Miller
Julian Richings
Wayne Robson
Maurice Dean Wint

Direção:
Vincenzo Natali

Produção:
Mehra Meh
Betty Orr

Fotografia:
Derek Rogers

Trilha sonora:
Mark Korven

 

2 Comments

Leave us a comment

  • saullo
    on

    tae um dos filmes mais fodasticos q eu já vi!
    filme q deveria ter parado ae mesmo, sem continuaçao, justamente p nao rolar as merdas seguintes.
    já viu cubo zero? acho q é esse o nome, o filme explica, sem conseguir explicar porra nenhuma, o q é o cubo.

    • Adão Raimundo Cardoso Neto
      on

      Eu concordo que o filme é muito fantástico, mostra o quão brilhante á mente humana pode ser e o quão doentia também.
      Mas não é presido de explicação de oque é o cubo, pois só de ver os princípios matemáticos e o sistema de massacre é uma criação humana e como também é uma criação militar.
      Talvez já tenha uma merda destas á muito tempo, á divertir bilionários e lideres mundiais rsrs

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑