O Curioso Caso de Benjamin Button (“The Curious Case of Benjamin Button”, EUA, 2008) ***NOS CINEMAS***

Genre :

[youtube EvX5bJD29mc]

Sabe aquele texto do Luís Fernando Veríssimo sobre como deveríamos nascer velhos e morrer como num orgasmo? O diretor David Fincher (“Zodíaco“) parece ter se apropriado do conceito para a criação deste drama sobre Benjamin, bebê que nasce com a aparência e os males de um velho e a medida que cresce, segue o caminho contrário da vida, rejuvenescendo. Seu grande dilema é seu amor por Daisy, pois sabe que a medida que ela envelhece, ele vai ficando mais novo e as conseqüências disso podem ser ruins.

Brad Pitt e Cate Blanchett retomam sua parceria iniciada em “Babel” neste curioso drama (sem trocadilhos) que, numa escala menor, lembra outro grande filme: “Forrest Gump“. Aliás, algumas analogias são imediatas como o beija-flor de Benjamin e a folha de Forrest, além do fato de ambos terem participado de alguns grandes eventos da história americana.

Tecnicamente a produção é impecável. A reconstituição de época é uma atração a parte, mas o grande brilho vai para o protagonista, cujos efeitos em CGI aliados a uma maquiagem irrepreensível fazem com que Pitt se pareça de um idoso de 80 anos num corpo quase a míngua até um adolescente de 16 anos. Esse efeito fará a platéia ficar impressionada. A atuação de Pitt e Blanchett também se destacam por fazer o espectador notar como a velhice (ou a juventude) contribui para afetar suas visões de mundo e as escolhas que fazem.

Fincher continua gorjeando estilos de filmagem por todos os lados, com o quadro a quadro para o alívio cômico dos ‘raios’, o negativo envelhecido para contar a introdução e até uma interessante narrativa sobre determinado acidente.

O que talvez possa ser considerado negativo é a duração alongada com recheios que não tem muita relação com a trama. Como exemplo há a própria introdução: apesar de estabelecer o conceito de retornar no tempo, não há vínculo nenhum com a história de Benjamin em si. E seu desfecho anticlímax ainda traz no último minuto um monólogo que nada acrescenta à trama.

Fora isso “O Curioso Caso de Benjamin Button” pode ser considerado desde já como um dos grandes dramas de 2009 e, não por acaso, já está concorrendo a vários prêmios.

[rating:4]


Ficha Técnica

Elenco:
Brad Pitt
Cate Blanchett
Julia Ormond
Faune A. Chambers
Elias Koteas
Donna DuPlantier
Jacob Tolano
Ed Metzger
Jason Flemyng
Tilda Swinton

Direção:
David Fincher

Produção:
Ceán Chaffin
Kathleen Kennedy
Frank Marshall

Fotografia:
Claudio Miranda

Trilha Sonora:
Alexandre Desplat

 

1 Comment

Leave us a comment

  • dirso c silva
    on

    gostaria de saber o nome de uma música típica dos anos 50/60 ,estilo Everly brothers, ou beach boys , que tocou numa parte do filme(que prende a atençaõ do início ao final p/ q. seja entendido).

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑