Quem Quer Ser um Milionário? (“Slumdog Millionaire”, EUA / Inglaterra, 2008)

Genre : ,

Troquem as favelas de “Cidade de Deus” e “Última Parada 174” pela miséria de Bombaim na Índia e peguem um roteiro primoroso. A história de um jovem que servia chá na Índia e participou de um programa de TV que dá o título ao filme foi o grande vencedor do Oscar.

Merecido? Digamos que sim, que essa nova produção do super versátil Danny Boyle (“Caiu do Céu“) é como o a definição que uma revista de variedades deu para o I.Phone: talvez não seja o melhor em certos aspectos, mas juntando tudo se torna o melhor celular.

Primeiro que Boyle seguiu uma estrutura não linear ao retratar Jamal, nosso herói, desde a infância até os fatos mais atuais através de um interessante e bem humorado interrogatório. E isso já se diferencia da maioria dos candidatos ao Oscar. Apesar de ser um filme sobre como encontrar um amor perdido, ele contém uma dose de tristeza muito grande. Há cenas chocantes como o destino de um coleguinha num suposto abrigo de crianças abandonadas que parte o coração, principalmente no reencontro com Jamal anos mais tarde.

Também se trabalha muito bem o triângulo entre Jamal, Salim (seu irmão) e Latika (seu amor). Mesmo sendo clichê, o desfecho de seu irmão deve arrancar algumas lágrimas da platéia. Todos os três personagens são interpretados de maneira correta pelos nove atores que os representam em diferentes fases da vida.

Além de um dos finais mais lindos do ano (reparem no fim a verdadeira motivação que o levou ao programa), o filme ainda conta com uma trilha sonora de primeira (não é a toa que levou melhor canção e trilha sonora também) e uma fotografia que mostra tanto a crueza quanto a leveza de um país multifacetado como a Índia. “Quem Quer Ser um Milionário?” dá ao espectador a oportunidade de dissecar os diversos aspectos da sétima arte e ainda sim, trazer uma diversão de primeira com muita emoção.

[rating:4.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Dev Patel
Ayush Mahesh Khedekar
Tanay Chheda
Freida Pinto
Rubiana Ali
Tanvi Ganesh Lonkar
Madhur Mittal
Azharuddin Mohammed Ismail
Ashutosh Lobo Gajiwala
Chirag Parmar
Janet de Vigne
William Relton
David Gilliam
Mia Drake
Arfi Lamba
Taira Colah
Anil Kapoor
Feroz Abbas Khan
Saurabh Shukla

Direção:
Danny Boyle

Produção:
Christian Colson

Fotografia:
Anthony Dod Mantle

Trilha Sonora:
A.R. Rahman

 

2 Comments

Leave us a comment

  • saullo
    on

    filme do caraleo, mas gostei mais por mostrar a questao social da india, minha mae q o diga, lembro q quando ela viu o filme estava passando aquela novela chata das indias, e ela ficou boba, pq na novela so aparecia coisas bonitas, so gente rica, e no filme focaram bem na desgraça da regiao.

    tirando o ultimo jamal, q até agora nao entendi pq escolherem esse muleki q mais parece um boneco de marionete, os outros dois deram show, principalmente o mais pirralho.

    nao sei também pq todo filme da india tem q acabar com os atores dançando ¬¬

    bom, nao tenho do reclamar, o filme é muito do caraleo!!

  • Rafael Cruz
    on

    Ótimo filme, um dos meus favoritos.
    Só uma coisinha no seu texto:

    “[..]que mostra tanto a crueza quanto a leveza de uma |cidade| multifacetada como a Índia.”

    Troca o “cidade” por “país/nação” 😉
    Valeu!

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑