Verônica (“Verónica”)

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2017

Baseado num relato real (não que o caso em si seja, mas o relato é) ocorrido em 1991 como a primeira ocorrência policial descrita como sobrenatural, essa produção da Netflix espanhola mostra Verônica (a estreante Sandra Escacena) como uma adolescente que ao fazer uma sessão Ouija com suas amigas desperta uma entidade maléfica poderosa que vai ameaça-la e à sua família.

O diretor Paco Plaza, que revolucionou o terror espanhol com o ótimo “REC”, parece aqui bem mais conservador, pelo menos no que diz respeito à narrativa. Ele desenvolve a trama com consistência, mas se demora passando lentamente pelos clichês do gênero (Tábua Ouija, a freira cega, a mãe ausente). Não fica menos interessante, mas mais moroso.

Mérito da protagonista que consegue dar vazão a uma tensão que se agrava como uma contagem regressiva, mesmo que o roteiro às vezes jogue contra. O diretor investe em efeitos mecânicos e de edição com pouquíssimos efeitos digitais e, se por um lado parece mais real, por outro fica mais previsível e perde o timing do susto. Suas sacadas estéticas são ótimas (Ex: Verônica caminhando quando os demais personagens andam em movimento reverso), mas agregam pouco à trama em si.

Só no terceiro ato que o filme diz a que veio com direito a sustos fora da caixa e um desfecho chocante e pé no chão. Aliás, as cenas reais que aparecem nos créditos finais são de tirar o fôlego e mostram o quando Plaza foi fiel na reconstituição da cenografia.

Em tempos de “Invocação do Mal”, “Verônica” se sente meio datado, mas é tratado com muito respeito pelos realizadores e elenco e merece estar na lista dos fãs do gênero, pelo menos.

Curiosidades:

– A banda que Verônica escuta no filme se chama Heróis Del Silencio. Todas as músicas que tem vocais foram feitas pela banda.
– O caso real ocorreu em 1991 quando Estefanía Gutiérrez Lázaro jogou a tabua Ouija e fenômenos paranormais começaram a ocorrer em sua residência. Ela veio a falecer 6 meses depois e então os fenômenos só aumentaram, levando a família a se mudar. A Polícia Nacional Espanhola tem um arquivo documentando o relato e alguns dos fenômenos.

Ficha Técnica

Elenco:
Sandra Escacena
Bruna González
Claudia Placer
Iván Chavero
Ana Torrent
Consuelo Trujillo
Ángela Fabián
Carla Campra
Chema Adeva
Miranda Gas
Luis Rallo
Nayara Feito
Carlos Cristino
Gema Matarranz
Samuel Romero

Direção:
Paco Plaza

Produção:
Enrique López Lavigne

Fotografia:
Pablo Rosso

Trilha Sonora:
Chucky Namanera

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑