A Filha Perdida (“The Lost Daughter”)

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country : , , ,
Release Date : 2021

Aqui se vê o peso que uma excelente atriz pode ter num filme. Olivia Colman de “Meu Pai” é ao mesmo tempo uma das atrizes mais charmosas e técnicas, e também muito “gente como a gente”. Ela aqui faz o papel de Leda, professora que vai passar férias numa ilha grega e se envolve com uma família problemática ao mesmo tempo em que enfrenta os demônios de seu passado.

Essa é a estréia da atriz Maggie Gyllenhaal (“Frank”) na direção de um filme. Apesar de ser uma estréia ousada e ela fugir do esquema narrativo comum, principalmente no início e fim (o fim para melhor ou pior), ela enfrenta uma grande dificuldade de desenvolver a trama ligando os atos de Leda nessas férias com o passado com flashbacks da personagem, interpretada aqui pela competente Jessie Buckley de “Estou Pensando em Acabar com Tudo”.

O grande dilema era relacionar o problema da jovem Leda em lidar suas filhas pequenas e seu egoísmo de achar que seu casamento era sufocante com os estranhos atos da Leda atual como roubar a boneca da família recém conhecida. É aí que Olivia Colman entra em cena e arrasa. Através de sua atuação, ela consegue trafegar junto ao espectador pela sua jornada emocional sem necessariamente precisar que a história seja bem contada… ou até mesmo contada, o que não deixa de ser uma falha da direção.

É excelente ver a atriz num comportamento de seu personagem quase bipolar variando entre ser consumida pela culpa e querer ser independente. Os flashbacks são interessantes e fazem a personagem sair do estereótipo feminino do cinema, mesmo assim não trazem a conexão esperada entre passado e presente.

A Filha Perdida” deve dividir opiniões, tem um bom aspecto cult, é carregado nas costas pela ótima Olivia Colman, mas ainda deveu na direção quanto ao desenvolvimento da trama. Bom para quem quer experimentar algo diferente.

Curiosidades:

– O filme é baseado no livro homônimo da autora Elena Ferrante, a qual só deixaria o roteiro ser filmado se a produção fosse dirigida por uma mulher.
– Peter Sarsgaard de “O Culpado” que faz o papel do amante da jovem Leda é marido da diretora na vida real.
– Leda diz que tem 48 anos numa determinada cena. No momento das filmagens a atriz Olivia Colman tinha 47 anos. Ela completou 48 anos no último dia 30 de janeiro.

Ficha Técnica

Elenco:
Olivia Colman
Jessie Buckley
Dakota Johnson
Ed Harris
Peter Sarsgaard
Paul Mescal
Dagmara Dominczyk
Robyn Elwell
Jack Farthing
Ellie Mae Blake
Oliver Jackson-Cohen
Panos Koronis
Alexandros Mylonas
Alba Rohrwacher
Nikos Poursanidis

Direção:
Maggie Gyllenhaal

Produção:
Charles Dorfman
Talia Kleinhendler

Fotografia:
Hélène Louvart

Trilha Sonora:
Dickon Hinchliffe

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑