A Viatura (“Cop Car”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2015

É muito difícil fazer um filme pesado tendo crianças como personagens centrais. Isso porque é politicamente correto em Hollywood que a inocência infantil seja meio que imaculada e mesmo quando acontece algo, há todo um cuidado com os propósitos dramáticos. É por isso que “A Viatura” surpreende ao suberverter esse conceito e fazer essa inocência bater de frente com a crueza do mundo.

Travis e Harrison são duas crianças que fogem de casa, pelo puro prazer de serem livres sem a menor preocupação de como sustentar essa fuga. Até que encontram uma viatura policial aparentemente abandonada e daí começam a dirigir o carro como se fosse uma brincadeira. O que eles não sabem é que o carro pertence ao corrupto xerife Kretzer (Kevin Bacon de “Agentes do Além”) e contém um perigoso segredo. O vilão fará de tudo para por as mãos no carro novamente.

Interessante que a narrativa começa primeiramente contemplando as crianças para aos poucos ir se contaminando com o mundo dos adultos incorporado pelo xerife. Bacon faz um papel excepcional com pouquíssimas palavras e um misto de bonachão com alguém altamente perigoso. Até sua entonação vocal desempenha um papel importante, como se pode ver nos minutos finais.

O diretor Jon Watts é meticuloso na dosagem da violência justamente pra chocar e prepara o espectador para um último ato carregado, colocando à prova a realidade do que os atos impensados de uma criança podem provocar. O melhor é que os próprios atores mirins exalam inocência de forma a passar uma impressão de leveza, apenas para o filme mostrar sua verdadeira face ao final. Destaque para a trilha de Phil Mossman (“Sem Destino”) que diz a que veio logo nos créditos iniciais.

A Viatura” foge do convencional e, por não ter ação continua, vai dividir a opinião dos mais comerciais. Mas é recomendadíssimo.

Curiosidade: A mulher que fica falando no rádio da polícia é a esposa de Kavin Bacon na vida real.

Ficha Técnica

Elenco:
Kevin Bacon
James Freedson-Jackson
Hays Wellford
Camryn Manheim
Shea Whigham
Sean Hartley
Kyra Sedgwick

Direção:
Jon Watts

Produção:
Sam Bisbee
Andrew Kortschak
Cody Ryder
Alicia Van Couvering
Jon Watts

Fotografia:
Matthew J. Lloyd
Larkin Seiple

Trilha Sonora:
Phil Mossman

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑