Noturno (“Nocturne”)

Genre : ,
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2020

Após o suicídio de uma musicista, a aspirante a pianista Juliet (Sydney Sweeney de “Era Uma Vez em Hollywood”) acha um antigo livro de partituras da falecida e começa a ficar cada vez melhor na sua prática, mas também muda a sua personalidade querendo de toda forma ser melhor que sua irmã Vivian (Madison Iseman de “Annabelle 3”) e ganhá-la no concurso da escola. Aparentemente esse livro pode estar causando algum tipo de evento sobrenatural.

À primeira vista todo filme que se passa numa escola de música é interessante pelo ambiente solitário e competitivo, combinação que mexe com o psicológico das pessoas envolvidas. Como um dos personagens sugere, “música é um esporte sangrento”.

O roteiro é bem construído e a tensão crescente é um elemento importante na narrativa. Por outro lado, ela mesma oscila entre um filme de terror sobrenatural ou psicológico e não fica muito claro qual vertente essa nova produção da Amazon Prime quis percorrer. Nessas idas e vendas por esses dois diferentes subgêneros sobra pouco espaço para grandes sustos ou reviravoltas, a não ser aquelas com alto grau de subjetividade como no desfecho onde há praticamente dois finais (um que se tendencia mais) e cabe ao espectador escolher (veja as duas possibilidades nas curiosidades).

Sydney Sweeney que acaba de sair da aclamada série “Euphoria” está perfeita no papel com Madison Iseman seguindo de perto, mas com uma péssima escalação de coadjuvantes que sempre baixam a barra de exigência quando surgem.

Noturno” é um terror bem estruturado, mas morno, onde a falta de picos de tensão e subjetividade nem sempre jogam a favor da história.

Curiosidades:

SPOILER – LEIA SÓ DEPOIS DE ASSISTIDO O FILME!

– A interpretação do desfecho pode ser uma das opções abaixo:
1. Ela morreu se jogando do alto do prédio da escola e toda sua bela interpretação do concerto foi apenas um delírio de sua mente enquanto sua vida se esvaia. Nessa opção que parece ser mais forte, há ainda uma reafirmação de sua inferioridade já que seu corpo fica exposto sem que nenhum estudante que passa na cena a perceba de imediato, como se fosse invisível.
2. Sua “morte” foi na verdade uma alusão de que ela vendeu sua alma ao diabo e assim conseguiu tudo o que queria, sendo a vencedora no concurso após uma performance brilhante. Isso explicaria o sorriso em seu corpo e o motivo pelo qual nenhum transeunte a viu. Apesar de o filme não parecer tender para essa opção, ela parece mais emblemática e impactante que a primeira.

Ficha Técnica

Elenco:
Sydney Sweeney
Madison Iseman
Jacques Colimon
Ivan Shaw
Julie Benz
Rodney To
JoNell Kennedy
John Rothman
Brandon Keener
Miles McKenna
Stephon Fuller
A.J. Tannen

Direção:
Zu Quirke

Produção:
Jason Blum
Jeremy Gold
Marci Wiseman

Fotografia:
Carmen Cabana

Trilha Sonora:
Elizabeth Bernholz

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑