O Valor do Perdão (“The Forgiven”)

Após o fim do Apartheid com as eleições diretas que nomearam Nelson Mandela como presidente da África do Sul, foi instaurada uma Comissão de Reconciliação que dava anistia a todos aqueles que confessavam as atrocidades cometidas durante o período, o que foi algo bastante questionável entre brancos e negros. Essa comissão foi liderada pelo Arcebispo Desmond Tutu. O tema foi retratado em alguns filmes como “Em Minha Terra” e “Sombras do Passado”, ambos de 2004 sob diferentes ângulos.

Baseado na peça “O Arcebispo” de Michael Aston, que também foi responsável pelo roteiro, esta produção dirigida por Roland Joffé de “Cativeiro” tenta algo difícil cujo resultado ficou na mediana: contar uma única linha de trama em meio a todo o contexto histórico.

Desmond Tutu é retratado com maestria por Forest Whitaker de “Cidade de Mentiras” e tenta reconfortar uma mãe ao investigar dentro do comitê o destino da filha que desapareceu e provavelmente morreu numa das ações de grupos de extermínio. Uma peça-chave é um presidiário racista, Piet (Eric Bana de “A Carta Secreta”) que pode conter o segredo da morte da menina, mas é cheio de ódio no coração, inclusive devido a um passado dramático e misterioso.

Só que para desenvolver essa trama, o filme atira para todos os lados: a vida pessoal de Tutu, o passado de Piet, a menina desaparecida, a vida de Piet na prisão com os conflitos internos, as reações gerais ante o Comitê de Reconciliação; e isso passa uma descontinuidade de narrativa, onde se dá foco a um ponto (o assassinato da garota), quando o roteiro quebra esse foco várias vezes e não se decide para onde vai.

Se o o arco dramático de Tutu parece seguir uma lógica, o de Piet que tenta ir rumo a redenção, fica meio capenga, pois alguns eventos acontecem rápido de mais e em momentos questionáveis para que, do nada, ele passe a se importar com os outros. A bem da verdade, Eric Bana faz o possível para deixar seu personagem crível e não deixa de ser um belo trabalho que também é bem suportado pelo menos com o desfecho do personagem.

O Valor do Perdão” tem um bom contexto e bons momentos, ótimas atuações, mas um roteiro confuso e uma direção que, sem trocadilhos, não soube bem para onde ir.

Ficha Técnica

Elenco:
Forest Whitaker
Eric Bana
Jeff Gum
Rob Gough
Debbie Sherman
Thandi Makhubele
Nandiphile Mbeshu
Pamela Nomvete
Terry Norton
Osbert Solomons
Morné Visser
David Butler
Warrick Grier

Direção:
Roland Joffé

Produção:
Craig Baumgarten
Zaheer Goodman-Bhyat
Roland Joffé

Fotografia:
William Wages

Trilha Sonora:
Zethu Mashika

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram