O Visitante (“The Visitor”, EUA, 2007)

Genre :

[youtube 8JgU_bWAfqY]

Uma das maiores graças é quando ficamos felizes pelo sucesso de outra pessoa. E como fiquei feliz pela indicação ao Oscar de Richard Jenkins por “O Visitante“. Jenkins sempre fora relegado a ator coadjuvante, mesmo que com participações expressivas, entre algumas, uma das últimas foi “Queime Depois de Ler“.

Finalmente como protagonista, ele é Professor Walter, um homem amargurado pela morte da esposa e, com o filho afastado, vai relutante representar uma colega acadêmica num congresso, já que ele tem um imóvel desocupado há muito tempo perto do local. Para sua surpresa ele encontra um casal de imigrantes ilegais morando lá: o sírio Talek (Haas Sleiman) e a senegaleza Zainab (Danai Gurira). E para a surpresa do espectador, Walter deixa o casal ficar mais um tempo em seu apartamento. Frustrado por nunca ter aprendido a tocar piano, como a esposa, Walter encontra em seu inusitado visitante ilegal uma paixão pelo djambê, uma espécie de tambor africano. Um grave problema com a imigração faz com que a mãe de Talek (Hiam Abbass) apareça e que se forme um emocionante elo entre os personagens.

A grande sacada do filme é que, ao contrário do que descrevi na sinopse, o verdadeiro visitante é Walter, o qual sai de um mundo preto e branco e sem vida para uma realidade onde ele experimentaria pela primeira vez em muito tempo o sabor da verdadeira existência. O diretor Tom McCarthy (“O Agente da Estação“) ainda coloca boas surpresas, como o fato da trilha sonora ser composta basicamente por pianos, o instrumento que Walter sempre quis aprender, como uma própria forma de machucar o personagem. E Jenkins vive cada poro do personagem, fazendo desta a melhor performance de sua carreira. Destaque também para Abbass como Mouna, mãe de Talek, com uma atuação também memorável.

São poucos os dramas mais intimistas que o público fica com vontade de ir até o fim sem pausar sequer pra ir ao banheiro, principalmente quando misturam temas tão diversos quanto família e racismo. Com uma narrativa que arranca lágrimas sem ser melodramática e com um desfecho que passa longe dos falsos clichês de Hollywood, “O Visitante” é um deles.

[rating:4]


Ficha Técnica

Elenco:
Richard Jenkins
Hiam Abbass
Haaz Sleiman
Danai Gurira
Marian Seldes
Richard Kind
Michael Cumpsty

Direção:
Tom McCarthy

Produção:
Michael London
Mary Jane Skalski

Fotografia:
Oliver Bokelberg

Trilha Sonora:
Jan A.P. Kaczmarek

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑