Quem Você Pensa que Sou (“Celle que vous croyez”)

Essa produção francesa ficou num impasse entre um drama e um suspense psicológico.

Juliette Binoche de “Uma Nova Vida” prova que a idade só a melhora e interpreta Claire, uma professora muito inteligente, mas com crise de meia idade. Após ser rejeitada por um contatinho, ela cria um perfil falso no Facebook como uma jovem de 24 anos e acaba adicionando o melhor amigo do seu ex-paquera, Alex (François Civil de “Frank”) que nunca a conheceu, mas acabam criando um laço a distância que levará o relacionamento a consequências dramáticas, já que ela não pode revelar sua verdadeira identidade. Tudo isso se passa enquanto ela conta essa história à sua nova psicóloga.

É baseado em um livro de Camille Laurens e, como todo livro, não tem a obrigação de ter ritmo e nem de ter um gênero definido. O diretor Safy Nebbou tentou transpor para a tela grande na mesma linguagem e acabou diluindo um pouco da ação ou tensão num drama que existe sim, mas que fica em cima do muro.

Quem salva o dia é a protagonista que, além de carismática, exibe camadas de complexidade tão intensas que fica difícil dizer onde ela termina de ser a heroína e começa um lado obscuro. As revelações são feitas aos poucos e com a vantagem narrativa de tudo se passar num consultório, ou seja, o espectador não tem como dizer até onde vai a verdade do que ela está contando à psicóloga.

Ainda assim, os dois primeiros atos são lentos, naquela velocidade que a gente estereotipou o cinema europeu. O terceiro ato se sai bem melhor, pois usa um pouco de metalinguagem numa espécie de realidade paralela ou um “What if..?” (numa linguagem Marvel de ser). E não deixa de ser poético, pois nessa pseudo-reviravolta que dura até o último segundo é que o público decifra a personalidade peculiar de Claire.

Outro ponto forte é a trilha sonora minimalista no piano de Ibrahim Maalouf (“Yves Saint Laurent”) que vai ritmando e cadenciando a história, tanto quanto injetando emoção junto com a caracterização de Binoche.

Quem Você Pensa Que Sou” é mais um bom exemplar europeu, com um elenco ótimo carregado pela protagonista, mas com uma direção que se beneficiaria mais de ritmo e de tomada de decisão quanto ao gênero predominante.

Ficha Técnica

Elenco:
Juliette Binoche
Nicole Garcia
François Civil
Marie-Ange Casta
Guillaume Gouix
Charles Berling
Jules Houplain
Jules Gauzelin
Francis Leplay
Pierre Giraud
François Genty
Claude Perron

Direção:
Safy Nebbou

Produção:
Michel Saint-Jean

Fotografia:
Gilles Porte

Trilha Sonora:
Ibrahim Maalouf

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑