Mártires (“Martyrs”)

Em 2015 vi um filme de terror americano chamado “Martírio” e na época ainda não tinha título oficial em português. Como o título original era “Martyrs”, traduzi livremente para “Mártires”. Logo depois descobri que era uma refilmagem de um filme francês de 2009 com o mesmo título original e que, para minha surpresa, se chama exatamente “Mártires”. Finalmente assisti.

A premissa é exatamente a mesma: criança sequestrada e torturada escapa do cativeiro, tem sérias perturbações mentais e quinze anos depois, vai acabar com as pessoas que ela acha que torturaram ela e com uma amiga que conhece a sua história, mas que não faz a menor idéia que pessoas são essas. Há a dúvida se a jovem está se vingando das pessoas certas ou se tudo é fruto de sua imaginação.

Enquanto o americano foi mediano, seu original francês é bem melhor: começa que é muito mais violento com efeitos especiais de maquiagem sensacionais e cenas de tirar o couro de qualquer um (literalmente).

Segundo que o desenvolvimento da história é bem mais tenso e intenso: a perturbada Anna (e desconhecida Mylène Jampanoï) junto com a amiga Lucie (Morjana Alaoui de “Forças Especiais”) tem uma química violenta numa relação que extrapola a amizade, o que torna ainda maior seu senso de urgência, mas ao mesmo tempo causa um torpor em ambas as personagens pelo cansaço mental de tantas descobertas e violências.

E esse e o grande gancho para a segunda metade do filme dirigido pelo especialista no gênero Pascal Laugier (“A Casa do Medo”) onde há o que chamamos de troca de protagonismo e é onde há a maior diferença para seu remake: enquanto no americano a segunda metade se transforma num slasher movie comum, o original francês toma o rumo oposto e massacra o espectador (no bom sentido) levando seu psicológico a extremos e ainda brinda o público com um final que é um soco no estômago, duro, seco e sem glamour.

Mártires” é terror sem frescura que abraça a degradação física e mental e leva o espectador numa espiral de tensão sem volta.

Ficha Técnica

Elenco:
Morjana Alaoui
Mylène Jampanoï
Catherine Bégin
Robert Toupin
Patricia Tulasne
Juliette Gosselin
Xavier Dolan
Louise Boisvert
Jean-Marie Moncelet
Jessie Pham
Erika Scott
Isabelle Chasse
Emilie Miskdjian
Tony Robinow

Direção:
Pascal Laugier

Produção:
Richard Grandpierre

Fotografia:
Stéphane Martin
Nathalie Moliavko-Visotzky
Bruno Philip

Trilha Sonora:
Alex Cortés
Willie Cortés

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑