O Homem das Cavernas (“Early Man”)

Genre : ,
Actor : , , ,
Director :
Country : , ,
Release Date : 2018

O estúdio britânico Aardman, responsável por “Fuga das Galinhas” lá pelos idos dos anos 2000 e também pelos conhecidíssimos personagens (na Inglaterra) Wallace & Gromit, volta com sua técnica de stop motion numa bem aventurada comédia sobre a idade da pedra, onde a tribo de Dug vive em perfeita harmonia, até que são invadidos por habitantes da era do bronze, cujo principal passatempo é… futebol! Para manter as suas terras, a tribo de Dug precisará aprender o jogo e disputar com o melhor time do adversário.

Os personagens sempre montados numa expressão de massinha com rostos semelhantes, exalam uma personalidade única que faz a diferença e cria proximidade com o público. Claro que a narração de ótimos atores como protagonistas do calibre de Eddie Redmayne de “Animais Fantásticos…” como Dug e Tom Hiddleston de “Vingadores” como o vilão fazem toda a diferença.

O roteiro é bem escrito, mas burocrático. Os esquetes não são tão originais, mesmo sendo engraçadinhos. Aliás, o mascote de Dug rouba todas as cenas e é uma atração à parte (a cena da massagem é ótima). A narrativa bate muito na já batida questão da superação no esporte e o ciclo entre o primeiro até o último ato sempre acabam caindo no lugar comum, o que, pra quem costuma entender um mínimo de estrutura de roteiro, sofrerá com a previsibilidade (que bom que não atinge as criança).

A produção tem 90 minutos – o tempo médio de qualquer filme – mas com uma edição mais enxuta poderia durar cerca de 5 a 10 minutos a menos – a trama do protagonista mudando de idéia na entrada do último ato é desnecessária.

O Homem das Cavernas” é um amontoado de clichês cheio de boas energias que equilibra uma trama batida, mas com resultado satisfatório. Engraçadinho.

Curiosidades:

– Na hora da dublagem da cena da massagem, o diretor Nick Park estava realmente fazendo uma massagem em Tom Hiddleston.
– Os conhecidos personagens Wallace e Gromit, série que alçou o estúdio Aardman ao estrelato no Reino Unido aparecem como espectadores da partida de futebol. Detalhe: os animadores colocaram os personagens sem o diretor saber e este só descobriu depois que o filme estava pronto.
– A Rainha Oofeefa, mãe do vilão, tem esse nome em homenagem à FIFA.
– Nos créditos finais, há várias pinturas nas cavernas e nelas há vários personagens de outros filmes dos estúdios Aardman.
– Os grunidos do mascote de Dug foram feitos pelo próprio diretor.

Ficha Técnica

Elenco:
Eddie Redmayne
Tom Hiddleston
Maisie Williams
Timothy Spall
Miriam Margolyes
Rob Brydon
Kayvan Novak
Richard Ayoade
Selina Griffiths
Johnny Vegas
Mark Williams
Gina Yashere
Richard Webber
Simon Greenall
Nick Park

Direção:
Nick Park

Produção:v
Richard Beek
Peter Lord
Nick Park
Carla Shelley
David Sproxton

Fotografia:
Charles Copping
Dave Alex Riddett
Paul Smith
Peter Sorg

Trilha Sonora:
Harry Gregson-Williams
Tom Howe

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑