Paixão (“Passion”)

Genre :
Actor : ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2012

Estranho um mundo onde grandes cineastas não tem seus filmes estreando no cinema. “Selvagens” de Oliver Stone é um belo exemplo dessa injustiça. E o que dizer de Brian De Palma e seu brilhantismo que criou clássicos como “Carrie – A Estranha”, “Dublê de Corpo”, “Scarface”, “Os Intocáveis”, entre tantos outros?

Seria mais uma enorme injustiça, não fosse o cuidado de olhar que nos últimos anos, toda essa criatividade parece ter escasseado. Depois do apenas bom “Dália Negra” e do chatíssimo “Guerra Sem Cortes” que passou despercebido do espectador, ele lança após um hiato de cinco anos, um suspense óbvio que só não se junta às toneladas de exemplares análogos do gênero porque ainda mantém seu inconfundível estilo estético.

Rachel McAdams de “Questão de Tempo” é Christine, diretora de uma agência de publicidade que vive de assediar e manipular seus funcionários, inclusive Isabelle (Noomi Rapace de “Prometheus”), uma introspectiva porém brilhante gerente de produto. A relação entre as duas se torna cada vez mais conflituosa, até que acham Christine morta, fazendo de Isabelle a principal suspeita.

O roteiro dá tantas pistas sobre seu desfecho que na metade do filme fica muito claro o caminho que ele vai seguir. O diretor usa sua edição e a tensa e intensa trilha do maestro italiano Pino Donaggio para ofuscar as respostas que se postam debaixo do nariz do público, mas sem muito sucesso. Ele às vezes até força uma barra, como na cena do assassinato em que ele divide a tela em duas onde tem o êxito de conciliar a trilha de um lado da tela com os eventos do outro, porém depois de um certo momento, perde o timing, deixando a edição meio sem sentido.

O elenco funciona muito bem e se enquadram naturalmente ao estilo do diretor, usando sua sensualidade a favor da trama. Apesar de uma boa premissa “Paixão” poderia ter sido melhor escrito para que conservasse o suspense até o final (que é interessante, por sinal) sem entregar quase tudo à platéia. Não machuca, entretanto é mais indicado para os fãs do diretor. Agora é ficar na torcida para De Palma recuperar sua velha forma. Já é um começo.

Ficha Técnica

Elenco:
Rachel McAdams
Noomi Rapace
Karoline Herfurth
Paul Anderson
Dominic Raacke
Rainer Bock
Benjamin Sadler

Direção:
Brian De Palma

Produção:
Saïd Ben Saïd

Fotografia:
José Luis Alcaine

Trilha Sonora:
Pino Donaggio

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑