Escolhida (“Antebellum”)

Genre : ,
Actor : , , , ,
Director : ,
Country :
Release Date : 2020

É uma mistura do suspense “A Vila” de M. Night Shyamalan feito em 2004 com o premiado “Corra!”, o qual não coincidentemente tem os mesmos produtores deste filme.

Tudo começa numa fazenda de plantão de algodão aparentemente na época da escravidão onde os negros são tratados como meros objetos descartáveis e a cantora e atriz Janelle Monáe de “Bem Vindos a Marwen” é Eden, uma das escravas que sofrem nas mãos dos soldados confederados. Só que de repente surge uma outra realidade no presente onde ela é uma influente escritora que luta pela equidade de direitos para todas as raças. O suspense fica por conta de onde essas realidades se tocam e, no momento em que se tocam, como a protagonista conseguirá se salvar dessa improvável ameaça.

Roteiro e direção brincam de forma assertiva sobre o jogo de espaço / tempo propositalmente para manipular o público, mas sem jamais insultar a sua inteligência. As referências do período da escravidão nas sequencias do “presente” (sim, entre aspas) como o quadro da casa do senhor de engenho no saguão de um hotel ou o comportamento de alguns dos coadjuvantes ou figurantes provoca aquele incômodo que ajuda a aumentar a tensão.

Aliás, a fotografia do uruguaio Pedro Luque de “Não Olhe” é toda cheia de detalhes e, combina com a direção, numa sensacional sequencia inicial de tomada única que finaliza com um clímax ainda no início e dá o tom da narrativa junto com a sinistra trilha sonora da dupla Nate Wonder e Roman GianArthur de “A Dama e o Vagabundo”, comprovando imensa versatilidade.

Outra ótima surpresa é Janelle Monáe que vem se consolidando como atriz e com uma imensa presença em cena. Talvez o terceiro ato poderia ser um pouco mais ajustado para mais ação e menos composição artística, mas não tem impacto no bom resultado.

A Escolhida” consegue misturar mensagens relevantes sobre o tema do racismo com um suspense que mesmo não sendo tão original, tem boas abordagens e ainda tem uma ótima pegada artística.

Ficha Técnica

Elenco:
Janelle Monáe
Jack Huston
Jena Malone
Gabourey Sidibe
Arabella Landrum
Eric Lange
Tongayi Chirisa
Achok Majak
Kiersey Clemons
T.C. Matherne
Robert Aramayo
Marque Richardson
London Boyce
Bernard Hocke
Dayna Schaaf

Direção:
Gerard Bush
Christopher Renz

Produção:
Gerard Bush
Zev Foreman
Raymond Mansfield
Sean McKittrick
Christopher Renz
Lezlie Wills

Fotografia:
Pedro Luque

Trilha Sonora:
Roman GianArthur Irvin
Nate ‘Rocket’ Wonder

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑