Estrada Sem Lei (“The Highwaymen”)

Genre : ,
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2019

Quando se fala no icônico casal de bandidos da década de 30, Bonnie e Clyde, logo vem à cabeça o clássico de 1967 “Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas”, onde romantizaram a dupla que mesmo com um rastro de mortes de inocentes e roubos, era idolatrado pela população da época. O novo filme “Estrada Sem Lei” de John Lee Hancock (“Fome de Poder”) vem desfazer esse mal entendido.

Conta a história da caçada a esses bandidos e como o agente aposentado Frank Hamer foi fundamental para resolver o caso. Kevin Costner de “Meu Amigo Enzo” volta a ter um grande papel como Hamer que junto com seu parceiro também aposentado Gault (Woody Harrelson de “Polícia em Poder da Máfia”) seguem as pistas para caçar Bonnie e Clyde pelas estradas americanas.

A produção inteira é praticamente os dois personagens andando pelas estradas sempre com os bandidos a um passo adiante, mas o diretor consegue elencar situações que nunca deixam o ritmo arrefecer, mas com mais de duas horas de projeção.

Outra sacada ótima do roteiro foi nunca mostrar nitidamente o rosto dos dois bandidos, sempre revezando entre tomadas à distância ou closes desfocados. Isso, além de manter o suspense de suas identidades, os coloca como párias do filme, como figurantes, rebaixando-os aos bandidos que são. Inclusive esse recurso faz uma rima com a essência da revolta de Hamer que acha um absurdo a idolatria do povo para bandidos comuns e sanguinários que se venderam como os Robin Hood’s da época. Por sinal, a produção também vem com uma relevante crítica social à polarização política atual onde políticos bandidos são tratados como ídolos pelos seus seguidores como uma seita.

Costner e Harrelson estão ótimos, além dos coadjuvantes que retratam com esmero o sentimento da época, além da ótima reconstituição de época e da brilhante fotografia de John Schwartzman de “Uma Segunda Chance Para Amar“.

Estrada Sem Lei” finalmente põe os pingos nos i’s sobre uma história tão famosa que nem sempre fora bem contada nos meios de entretenimento, mas agora vem de forma série e com uma execução impecável.

Curiosidades:

– O único ponto que é ficção no filme é o fato de que Gault na vida real só foi chamado por Hamer para a emboscada final. Entretanto os roteiristas e diretor entenderam que a dinâmica de se ter dois personagens durante o filme inteiro seria melhor e não prejudicaria a história como um todo.
– Esse projeto existe há quase 20 anos, e há 15 anos foi oferecido a Kevin Costner. Ele recusou se dizendo muito jovem para interpretar um aposentado e que se no futuro o projeto não tivesse saído do papel, reconsideraria. 15 anos depois quando deram sinal verde para o projeto, Costner concordou por estar na idade certa.
– Costner engordou quase 10 kg para ter uma aparência menos saudável de um aposentado. Harrelson recusou e continuou na sua dieta vegana.
– A recompensa para trazer os bandidos vivos ou mortos na época era de U$ 26 mil. Mesmo após a morte da dupla de bandidos, ninguém (nem Hamer) levou a bolada. Mas ele ficou com todas as armas que estavam no carro de Clyde.
– Há uma cena em que a governadora diz que querem desenterrar Wyatt Earp. Kevin Costner foi Wyatt Earp no filme homônimo de 1994.
– Aliás, essa é a terceira vez que Costner faz o papel de um grande homem da lei na caçada de um legendário bandido. Além de Hamer e Earp, ele foi Eliot Ness em “Os Intocáveis” de 1987, em que perseguia Al Capone.

Ficha Técnica

Elenco:
Kevin Costner
Woody Harrelson
Kathy Bates
John Carroll Lynch
Thomas Mann
Dean Denton
Kim Dickens
William Sadler
W. Earl Brown
David Furr
Jason Davis
Josh Caras
David Born
Brian F. Durkin
Kaley Wheless

Direção:
John Lee Hancock

Produção:
Casey Silver

Fotografia:
John Schwartzman

Trilha Sonora:
Thomas Newman

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑