22 Milhas (“Mile 22”)

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2018

O diretor Peter Berg já tem uma parceria de longa data com o ator Mark Wahlberg. Tanto que Berg o dirigiu em seus três últimos filmes: “O Grande Herói”, “Horizonte Profundo” e “Dia do Atentado”, onde em todos, Wahlberg é o mocinho Nutella em boas doses de ação.

Aqui não muda muito, só que seus realizadores fizeram uma espécie de plágio de um filmaço do Bruce Willis chamado “16 Quadras” de 2006. A premissa é a mesma: James (Wahlberg) deve levar um importante prisioneiro, Li (Iko Uwais do sensacional “Operação Invasão”) a um ponto de extração que fica a 22 milhas (e não a 16 quadras) de onde estão. Logicamente no meio do caminho, todos os vilões possíveis e imagináveis vão tentar mata-los.

O frenesi de Berg em dirigir cenas entrecortadas com edições eletrizantes e às vezes dispensáveis lembra muito o saudoso diretor Tony Scott (“Incontrolável”) que foi se deteriorando com o tempo (irmão de Ridley Scott, cometeu suicídio pulando de uma ponte em 2012). Assim, ainda que a produção seja repleta de boas cenas de ação com muitos tiros, porrada, sangue e uma previsível fila de mortes, os cortes rápidos para a narrativa do protagonista que vem e vão também cansam, principalmente porque ele fala mais frases de efeito descartáveis do que conteúdo que agregue na trama (apenas no final, quando a reviravolta já foi revelada).

E essa reviravolta é boa sim, faz sentido, mas também carece de milhares de conveniências do roteiro para que ela se materialize do jeito que foi.

22 Milhas” é uma espécie de “16 Quadras” com ecstasy e ainda conta com uma breve homenagem à “Operação Invasão”: uma mistura que peca pela própria pretensão e resulta num bom mas esquecível filme.

Curiosidades:

– O filme foi feito na Colômbia porque a região da Ásia onde ele se passa era muito perigosa para se filmar. Ironicamente, filmes americanos que se passam na Colômbia geralmente são feitos no México pela periculosidade do país. E como a ironia não bastasse, atualmente filmes no México são filmados nos EUA ou em países da América do Sul, pois a região está se tornando cada vez mais perigosa por causa da guerra do tráfico.
– O diretor Peter Berg, como sempre, faz uma participação especial como o ex marido de uma personagem e aparece na tela de um smartphone.

Ficha Técnica

Elenco:
Mark Wahlberg
Lauren Cohan
Iko Uwais
John Malkovich
Ronda Rousey
Carlo Alban
Natasha Goubskaya
Chae-rin Lee
Sam Medina
Keith Arthur Bolden
Jenique Hendrix
Billy Smith
Myke Holmes
Emily Skeggs
Terry Kinney

Direção:
Peter Berg

Produção:
Peter Berg
Stephen Levinson
Mark Wahlberg

Fotografia:
Jacques Jouffret

Trilha Sonora:
Jeff Russo

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑