Massacre em Guernica (“Guernica”)

Genre : ,
Actor : , , , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2016

Em 1937, pouco antes da Segunda Guerra Mundial, ocorria a guerra civil espanhola entre Norte (região Basca) e Centro-Sul, sendo que um lado era ajudado pela Rússia comunista e o outro pela Alemanha nazista. Ou seja, não tinha santo no meio, mas a Alemanha já treinava para o que viria pela frente com seu Hitler a partir de 1939. Em 26 de abril, a força alemã faz sua primeira Blitzkrieg em Guernica, uma tática militar em nível operacional que consiste em utilizar forças móveis em ataques rápidos e de surpresa, com o intuito de evitar que as forças inimigas tenham tempo de organizar a defesa.

Nesse pano de fundo o renomado jornalista Henry (James D’Arcy, o motorista Jarvis da série da Marvel “Agente Carter” e que fez a sua aparição em “Vingadores – Ultimato”) já está em decadência quando foi cobrir a guerra, mas se apaixona por Teresa (a linda María Valverde de “Exôdo: Deus e Reis”) que trabalha no escritório de censura comunista. Esse romance obviamente será tumultuado por todas as forças políticas em andamento.

Infelizmente, o filme é um baita novelão que vale mais a pena pelo seu contexto histórico (apesar de muitos fatos equivocados) do que pela sua pretensa história de amor. Não há um desenvolvimento de personagens que justifique qualquer dinâmica que é colocada na tela (inclusive a relação entre o casal protagonista). Há um pastiche dos piores clichês do gênero, com direito a beijo seguido de uma chuva e de declarações tão previsíveis que não tarda para que o espectador consiga descobrir seu desfecho bem antes do esperado.

Os destaques positivos ficam por conta da relativamente bem feita cena do ataque (no sentido da produção, mas não da veracidade histórica) e pelo antagonista Jack Davenport de “Kingsman” que, apesar de seguir a cartilha básica do vilão, se torna odioso.

Massacre em Guernica” é uma oportunidade perdida, mas tem uma interessante relevância histórica, apesar de flertar mais com a ficção e o pastelão.

Ficha Técnica

Elenco:
James D’Arcy
María Valverde
Jack Davenport
Ingrid García Jonsson
Álex García
Bárbara Goenaga
Burn Gorman
Joachim Paul Assböck
Markus Oberhauser
Víctor Clavijo
Julián Villagrán
Irene Escolar
Jon Ariño
Elena Irureta
Hugo Silva

Direção:
Koldo Serra

Produção:
José Alba

Fotografia:
Unax Mendia

Trilha Sonora:
Fernando Velázquez

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑