O Sono da Morte (“Before I Wake”)

O diretor Mike Flanagan conseguiu emplacar o ótimo “Ouija: A Origem do Mal” e o no mínimo bom “Hush – A Morte Ouve”. Surpreendentemente entre um e outro ele também fez essa ótima produção sobre Cody (Jacob Tremblay, a coisa mais fofa do mundo desde “O Quarto de Jack”), um menino cujos sonhos se materializam, só que os pesadelos também.

Após ser adotado pelo casal Mark e Jesse (Thomas Jane de “Pássaro Branco na Nevasca” e Kate Bosworth de “Linha de Frente”, respectivamente), esse seu poder é descoberto e Jesse o usa para lembrar do filho falecido. Mas o descontrole dos sonhos terá graves consequências.

Uma criativa marca de Flanagan em todos os seus filmes é que a ameaça sempre começa de forma sutil ou praticamente camuflada como algo bom, tal qual são os sonhos que encantam seus novos pais adotivos. Apenas depois, o roteiro mostra a que veio, num crescente que acompanha tanto seus ótimos enquadramentos, quanto pela trilha emocionante e aterrorizante dos irmãos Newton com quem o diretor trabalhou há pouco em “Ouija”.

Só que o roteiro é muito mais que um filme de terror: é uma fábula sobrenatural que chega quase no tom de “O Orfanato”, pois o grande desafio para o espectador e para os protagonistas é entender o significado dos sonhos de Cody e só assim poder se ver livre de possíveis ameaças. Tão interessante quanto, é ver praticamente em seu desfecho, como esse dom (ou fardo) é quase tratado como um poder mutante e passa rapidamente pelos dilemas vistos em filmes de super-heróis como “X-Men”. Não seria estranho, num universo paralelo se Cody em breve fosse levado para a Escola do Professor Xavier.

Mas voltando ao texto, os efeitos especiais combinados com a cenografia conseguem revezar os ambientes de sonho e pesadelo de forma fluida e o diretor se encarrega de alguns ótimos sustos. E o carisma de Jacob Tremblay chega a ser pleonasmo, apesar de menos requerido nesse gênero, enquanto Thomas Jane e Kate Bosworth estão corretíssimos.

Para sentir o nível de detalhe do filme, verifique que as borboletas logo no primeiro sonho de Cody aparecem sem antena e depois de uma coleguinha de classe desenhar uma antena em cima do desenho dele, Cody passa a sonhá-las com antenas. Melhor ainda é o final que além de edificante consegue ser paradoxalmente esperançoso e duro, algo que torna “O Sono da Morte” quase encantador e um conto sobrenatural bem acima da média. Recomendadíssimo!

Ficha Técnica

Elenco:
Thomas Jane
Jacob Tremblay
Kate Bosworth
Annabeth Gish
Scottie Thompson
Dash Mihok
Jay Karnes
Kyla Deaver
Lance E. Nichols
Courtney Bell

Direção:
Mike Flanagan

Produção:
Sam Englebardt
Trevor Macy

Fotografia:
Michael Fimognari

Trilha Sonora:
Danny Elfman
The Newton Brothers

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram