O Sono da Morte (“Before I Wake”)

Genre : , ,
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2016

O diretor Mike Flanagan conseguiu emplacar o ótimo “Ouija: A Origem do Mal” e o no mínimo bom “Hush – A Morte Ouve”. Surpreendentemente entre um e outro ele também fez essa ótima produção sobre Cody (Jacob Tremblay, a coisa mais fofa do mundo desde “O Quarto de Jack”), um menino cujos sonhos se materializam, só que os pesadelos também.

Após ser adotado pelo casal Mark e Jesse (Thomas Jane de “Pássaro Branco na Nevasca” e Kate Bosworth de “Linha de Frente”, respectivamente), esse seu poder é descoberto e Jesse o usa para lembrar do filho falecido. Mas o descontrole dos sonhos terá graves consequências.

Uma criativa marca de Flanagan em todos os seus filmes é que a ameaça sempre começa de forma sutil ou praticamente camuflada como algo bom, tal qual são os sonhos que encantam seus novos pais adotivos. Apenas depois, o roteiro mostra a que veio, num crescente que acompanha tanto seus ótimos enquadramentos, quanto pela trilha emocionante e aterrorizante dos irmãos Newton com quem o diretor trabalhou há pouco em “Ouija”.

Só que o roteiro é muito mais que um filme de terror: é uma fábula sobrenatural que chega quase no tom de “O Orfanato”, pois o grande desafio para o espectador e para os protagonistas é entender o significado dos sonhos de Cody e só assim poder se ver livre de possíveis ameaças. Tão interessante quanto, é ver praticamente em seu desfecho, como esse dom (ou fardo) é quase tratado como um poder mutante e passa rapidamente pelos dilemas vistos em filmes de super-heróis como “X-Men”. Não seria estranho, num universo paralelo se Cody em breve fosse levado para a Escola do Professor Xavier.

Mas voltando ao texto, os efeitos especiais combinados com a cenografia conseguem revezar os ambientes de sonho e pesadelo de forma fluida e o diretor se encarrega de alguns ótimos sustos. E o carisma de Jacob Tremblay chega a ser pleonasmo, apesar de menos requerido nesse gênero, enquanto Thomas Jane e Kate Bosworth estão corretíssimos.

Para sentir o nível de detalhe do filme, verifique que as borboletas logo no primeiro sonho de Cody aparecem sem antena e depois de uma coleguinha de classe desenhar uma antena em cima do desenho dele, Cody passa a sonhá-las com antenas. Melhor ainda é o final que além de edificante consegue ser paradoxalmente esperançoso e duro, algo que torna “O Sono da Morte” quase encantador e um conto sobrenatural bem acima da média. Recomendadíssimo!

Ficha Técnica

Elenco:
Thomas Jane
Jacob Tremblay
Kate Bosworth
Annabeth Gish
Scottie Thompson
Dash Mihok
Jay Karnes
Kyla Deaver
Lance E. Nichols
Courtney Bell

Direção:
Mike Flanagan

Produção:
Sam Englebardt
Trevor Macy

Fotografia:
Michael Fimognari

Trilha Sonora:
Danny Elfman
The Newton Brothers

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Jaime Rojas
    on

    Eu não sabia que Jacob havia feito outro filme de terror. Jacob Tremblay esta impecável no filme Refém Do Medo. Ele sempre surpreende com os seus papeis, pois se mete de cabeça nas suas atuações e contagia profundamente a todos com as suas emoções. Não há dúvida de que muitas pessoas vão se lembrar dela como um Jacob Trembley filme. Adoro porque sua atuação não é forçada em absoluto. Cada um dos projetos deste actor supera a minha expectativa. Eu sem dúvida verei novamente.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑