O Caso Richard Jewell (“Richard Jewell”)

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2019

Ficha Técnica

Clint Eastwood – que fez e protagonizou o ótimo “A Mula” – consegue novamente dirigir um filme de peso no universo em que ele sempre se aventura: o das histórias reais baseados em terrorismo e patriotismo americano.

Só que dessa vez, ele pega o outro lado da moeda, explorando o conhecido atentado em Centenial Park em Washington na abertura das Olimpíadas de 1996, onde o segurança Richard Jewel, que encontrou a bomba e salvou dezenas de pessoas, acabou sendo acusado injustamente pela mídia de ter sido quem plantou a bomba, o que desencadeou uma severa investigação do FBI que queria a qualquer custo colocá-lo como bode expiatório.

Além da direção segura de Eastwood, o elenco é um dos pontos mais altos, pois entre boas e más atitudes, todos apresentam a dose correta de humanidade. Paul Walter Hauser de “Infiltrado na Klan” interpreta o protagonista com um carisma sem igual, pois fica claro a inocência e até mesmo uma dificuldade de aprendizado ou sintomas de Asperger no personagem que foi criado com dificuldades pela mãe – Kathy Bates de “Suprema” numa de suas melhores interpretações dos últimos anos e que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro.

Olivia Wilde de “Meadowland” faz a jornalista Kathy Scruggs que, traiçoeira, dá a notícia de que Richard é o suspeito principal antes mesmo das investigações terem alguma base, enquanto Jon Hamm de “Beirute” é o agente do FBI que vira a vida de Richard do avesso, mas acreditando na culpa do protagonista. E finalmente temos Sam Rockwell de “Vice”, ator que sempre sabe o que fazer, mostrando que isso é verdade como um dos personagens mais humanos do filme, o advogado de Richard.

Apesar de durar pouco mais de duas horas e ter algumas cenas de sonho que pouco agregam, a grande maioria da projeção exibe nuances do caso e da excelente interpretação do elenco que resultam em algumas cenas icônicas como por exemplo o discurso da mãe de Richard no último ato que vai levando o espectador a se emocionar, principalmente combinado com a trilha sonora de Arturo Sandoval que também mandou muito bem em “A Mula

Com o seu “O Caso Richard Jewel”, Eastwood faz mais uma vez uma combinação de tema relevante e baseado em fatos reais com um ótimo cinema, uma dobradinha imbatível.

Curiosidades:

– As cenas do Centenial Park foram filmadas lá mesmo e algumas delas no 23º aniversário do atentado.
– Na vida real, depois de ter sido descoberta como a pivô que inflou o caso através da mídia, a jornalista Kathy Scruggs entrou em depressão e veio a morrer de overdose de drogas em 2001 (5 anos após as investigações e 1 ano antes de prenderem o verdadeiro culpado).
– O comitê Olímpico proibiu o uso dos anéis olímpicos nas cenas de transmissão dos jogos por direitos autorais, e a produção teve que apagar digitalmente os anéis do filme.
– Na cena da entrevista da TV o Richard Jewel que aparece em flashes rápidos é o verdadeiro. Sua voz foi dublada com a do ator Paul Walter Hauser.
– A verdadeira mãe de Richard, Bobbi Jewell pediu pra incluir o concerto original de Kenny Rogers no filme.

Elenco:
Paul Walter Hauser
Sam Rockwell
Kathy Bates
Jon Hamm
Olivia Wilde
Charles Green
Mike Pniewski
Ian Gomez
Nina Arianda

Direção:
Clint Eastwood

Produção:
Jennifer Davisson
Leonardo DiCaprio
Clint Eastwood
Jonah Hill
Jessica Meier
Kevin Misher
Tim Moore

Fotografia:
Yves Bélanger

Trilha Sonora:
Arturo Sandoval

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑