Suburbicon: Bem-vindos ao Paraíso (“Suburbicon”)

Genre : ,
Actor : , , ,
Country : ,
Release Date : 2017

Se a trama lembra o clássico “Fargo” de 1996 dirigido pelos irmãos Coen, não é mera coincidência. Foram eles que escreveram o roteiro e deram para o diretor e ator George Clooney dirigir. Clooney, cujo último trabalho com os Coen foi atuando em “Ave, César”, pulou para a direção e talvez tenha mais atrapalhado do que ajudado o excelente roteiro.

Na década de 50, numa comunidade chamada Suburbicon, famosa por sua paz e quietude, é abalada com a chegada de uma família negra que desperta o ódio racista dos demais. Mas não é essa a trama principal: ladrões invadem a casa de Gardner (Matt Damon de “Pequena Grande Vida”) e matam sua debilitada esposa Rose (Julianne Moore de “Amor por Direito”) na frente de seu filho Nicky (Noah Jupe, o melhor amigo em “Extraordinário”) e da cunhada Margaret, também irmã gêmea de Rose (também Moore). Um crime aparentemente aleatório toma outros contornos quando Nicky reconhece posteriormente os criminosos e começa a desconfiar de uma trama mais elaborada.

Essa comédia de humor negro, quando se concentra na linha narrativa do crime em questão, sempre decola, mesmo que em alguns momentos a direção de Clooney pareça mais morosa, como por exemplo, na própria introdução dos personagens. Já a subtrama envolvendo a família negra é uma analogia entre a degradação do indivíduo (na pessoa de Gardner) versus a degradação do coletivo e até certo ponto não deixa de ser interessante como meta linguagem e até em determinado momento contribui para a linha narrativa principal. Entretanto gasta-se um tempo tal que dilui parte do arco de história do crime em si.

De destaques temos Matt Damon e Julianne Moore que estão diabolicamente ótimos e até mesmo a excelente participação de Oscar Isaac (“O Assassino de Mojave”) como um malicioso agente de seguro. Também a trilha do mestre e premiado com o Oscar por “A Forma da Água”, Alexandre Desplat, colocando famigerados acordes que vão crescendo até o clímax.

Suburbicon” é excelente como uma comédia de erros, passando por ótimas atuações e um roteiro afiado, mas que teve o diretor confiante demais que acabou enxertando elementos desnecessários que não deixaram a trama fluida e objetiva. Ainda assim, recomendadíssimo.

Curiosidades:

– George Clooney já foi dirigido pelos irmãos Coen 4 vezes e essa é a primeira vez que ele dirige um roteiro dos Coen.
– Também é a primeira vez que Clooney dirige um filme em que ele não atua também.
– Se você também achou que a história do racismo diluiu a trama principal, saiba que existia uma terceira subtrama envolvendo um treinador de beisebol interpretado por Josh Brolin (“Refém da Paixão“), mas todas as suas cenas foram cortadas na sala de edição para tornar a trama mais objetiva, visto que essa parte era uma espécie de alívio cômico. Clooney depois se desculpou com Brolin.
– A trama da tensão racial foi baseado num fato real ocorrido em uma comunidade americana. As cenas de entrevista com moradores do filme são as entrevistas reais da emissora que cobriu o fato real.

Ficha Técnica

Elenco:
Matt Damon
Julianne Moore
Noah Jupe
Oscar Isaac
Tony Espinosa
Alex Hassell
Glenn Fleshler
Jack Conley

Direção:
George Clooney

Produção:
George Clooney
Grant Heslov
Teddy Schwarzman

Fotografia:
Robert Elswit

Trilha Sonora:
Alexandre Desplat

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑